A respiração é um processo vital para o ser humano. Respiramos desde o momento em que nascemos e só paramos quando morremos. Não conseguimos ficar mais do que alguns minutos sem respirar.
O sistema respiratório tem como função garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), regular a temperatura corpórea, o pH do sangue, liberar a água e claro, garantir a nossa sobrevivência.
Ele é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos. Através do sangue a glicose (recolhida nos intestinos) e o gás oxigênio (absorvido nos alvéolos pulmonares) chegam a cada uma de nossas células, passam pela membrana plasmática. Lá dentro o O2 se junta à glicose para entrar na mitocôndria, pois esta precisa ser queimada para produzir energia na forma de calor e movimento, com a liberação de CO2. Se não houver O2 suficiente no citoplasma da célula, a glicose fica armazenada ali e fermenta, produzindo o ácido lático que provoca a fadiga muscular ou cãibra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário